quinta-feira, 18 de novembro de 2010

IMPORTANCIA DA MATEMATICA



Atualmente quando se discute sobre educação nas séries iniciais tem-se o pedagogo como sendo o principal responsável pelo processo de formação educacional inicial nas escolas regulares. É salvo dizer que o curso de pedagogia forma profissional habilitados para o desenvolvimento de trabalho pedagógico em todas as séries do ensino básico regular que este é capacitado (educação infantil, ensino fundamental menor – primeiro ao quinto ano), etc. Como podemos notar, o pedagogo é aquele responsável pela construção de conhecimentos científicos que compõe a educação fundamental das séries iniciais de uma sociedade.
Nesse contexto, temos que no ensino fundamental devem-se ser administrados aqueles conteúdos que são tidos como necessários e fundamentais para que um indivíduo possa viver sem maiores dificuldades em uma determinada sociedade. Desses conteúdos fundamentais, podemos destacar principais: o desenvolvimento da fala, da escrita, as noções básicas de geografia, história, ciências, matemática, artes, temas transversais e entre outros. É importante ressaltar que, cada um desses conhecimentos possui sua significância particular para o homem em formação, porém aqui nesse trabalho estaremos dando grande destaque a operações básicas de ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, administrados pelo pedagogo-professor.
As necessidades do fazer diário de uma sociedade exigem que as pessoas possuam um grau mínimo de instrução que seja indispensável para realização de determinadas tarefas. Fatos simples e corriqueiros de nossos dias exigem que tenhamos conhecimento de alguns conteúdos científicos, dentre eles os conteúdos matemáticos. A cada minuto temos contato com números. Esses números podem estar organizados, formando algum código (numero de um telefone), na contagem de dinheiro (cédulas ou moedas), em pequenas ou grandes compras nos supermercados, numero de paginas de um livro, etc. Estamos cercados de números por todos os lados, e com isso, temos a necessidade de conhecer a matemática.
É importante que aqueles responsáveis pelo ensino fundamental das séries iniciais (pedagogos-professores), fiquem atentos para isso. O indivíduo que esteja cursando o ensino fundamental seja uma criança, um jovem ou um adulto, tem que entender que a importância de se estudar ou se ter um conhecimento novo, é que ele poderá utilizar esse conhecimento por que todos os dias ele terá contato com esse conhecimento. Por exemplo, o aluno tem que entender e aprender que deve saber ler e escrever porque em algum momento da vida dele, ele terá contato com as palavras. A mesma coisa acontece com a matemática, o professor tem que explicar para o discente da melhor maneira possível que este tem que aprender matemática, pois esse mesmo aluno terá contato diariamente com os números, portanto terá de aprender.
O aluno tem que entender o porquê de estudar aquilo que lhe ensinado. Cabe ao pedagogo-professor mostrar a esse aluno a importância desse aprendizado, apontando exemplos da vida cotidiana desse aluno, procurando representar nos conteúdos exemplos da realidade vivenciada por cada aluno no meio familiar, social, cultural, etc.
Primeiramente é necessário que o pedagogo-professor se pergunte: qual a importância da matemática para o docente? Qual a importância da matemática para o discente? Onde se encontra a matemática? Em que razão vai utilizá-la? Porque a matemática é uma disciplina fundamental? Essas e entre outras perguntas em relação ao mesmo devem estar presentes na vida de um pedagogo-professor de matemática, pois é a partir daí que a matemática vai se mostrar indispensável para todos que constituem uma sociedade.




Por Daniel F. Barros
18 de novembro de 2010.

Um comentário:

  1. Infelizmente há vários cursos que não ensinam como o professor-pedagogo pode e deve desenvolver metodologias para o ensino-aprendizagem da matemática, utilizando as situações problemas do cotidiano em que os alunos estão inseridos....
    O Professor-Pedagogo é obrigado a ser criativo, a pesquisar, buscar formas de ensinar e analisar cautelosamente como o seu processo de ensino-aprendizagem está desenvolvendo o interesse e progresso individual e grupal de seus alunos. Para que isso aconteça, defendo que o Professor, em qualquer dos níveis de educação, seja exclusivo da área da educação, com tempo suficiente para se dedicar as pesquisas, aos estudos e ao desenvolvimento de novas metodologias. Para tanto se faz necessário que o Professor-Pedagogo seja bem remunerado, bem aparelhado, para não ser obrigado a acumular várias funções que o permitam viver e sim uma única função que o possibilite a conviver.

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