sábado, 1 de agosto de 2009

O QUE É PEDAGOGIA?

O QUE É PEDAGOGIA?
Ghiraldelli

RESENHA CRITICA


Ghiraldelli por meio de seu livro, O que é pedagogia vem abordar ás diversas formas que os indivíduos colocam e/ou empregam a “pedagogia”, “educação” e “didática” como palavras sinônimas. Questiona se a escola é apenas um ambiente de preparação da criança para a vida, ou se deve apenas preocupar-se em formar mão-de-obra para o mercado de trabalho; questiona também quem devemos considerar como centro do processo pedagógico - professor ou o aluno no âmbito escolar. Em torno disso é que as diversas pedagogias vivem discordando entre si, e elas não são poucas, Ghiraldelli vem a mostrar algumas como: libertária, liberal-burguesa, piagetiana, tecnicista, montessoriana; onde cada uma dessas defende suas posições seja política, econômica ou social.

Segundo o autor a pedagogia literalmente falando, tem por significado a condução da criança ao saber, e de fato a pedagogia, hoje tem por finalidade mostrar os diversos meios e formas de levar o conhecimento ao indivíduo. Neste, a educação já seria como uma espécie de ação exercida junto ás crianças pelos pais e mestres, ação esta que seria aplicada através de estímulos e experiência repassados para as crianças por seus pais e professores. A pedagogia não consiste em ações, mas em teorias, onde estas são maneiras de conceber á educação e não maneira de praticá-la. O termo “educação”, ou seja, a palavra que empregamos para representar o “ato educativo”, nada mais indica do que as atividades práticas sociais que identificamos como uma situação determinada na qual ocorre à relação ensino-aprendizagem.

Na educação, uma vez que é praticada a relação ensino-aprendizagem seja tempo ou no espaço, acaba em um ato e jamais mais se repete. É um processo altamente diferenciado que se expressa numa produção diferenciada de sentido; entendemos a aprendizagem como função essencial da subjetividade humana, é um sistema psicológico que se caracteriza pela produção e organização de sentidos. Quando ocorrer um outro encontro entre professor e aluno, este já não mais será igual ao primeiro apesar das circunstancias serem semelhantes, porém atos serão diferenciados, parcialmente parecido ao antecedente.

A “didática” por sua vez é uma espécie de saber “técnico”, pois deriva de uma área onde se amontoam as diversas formas de saberes que nos expõem como devemos usar da chamada “razão instrumental” para que possamos entender e executar a relação ensino-aprendizagem. O como ensinar, o que ensinar, e quando ensinar e o para quem ensinar, quando ligados a pedagogia, na didática esses se consubstanciam em motivações para que o educador procure os instrumentos e as técnicas necessárias para que a “prática educativa” ocorra com sucesso. A didática seria um esclarecimento pedagógico da razão instrumental, onde seu proveito é indispensável, pois sem ela não saberíamos se os nossos meios de ensino seriam corretos e nem se seriam os melhores disponíveis para obtenção da aprendizagem.

Com base nisso podemos ver que a educação, pedagogia e didática estão unidas e que trabalham continuamente juntas, e que a filosofia da educação é um saber mais isolado capaz de ter ou não ter uma conexão com os saberes pedagógicos ou didáticos que fazem com que a educação possa acontecer. A “filosofia da educação” aboca para um tipo de “saber” que é aquele amontoado na discussão sobre o âmbito educacional. O autor coloca dois tipos de filosofia da educação sendo estas:

· A filosofia da educação que serve como fundamentação para a pedagogia

· Filosofia da educação que serve como justificação.

A filosofia da educação tem como seu elaborador a razão em elemento que escolhe algo. A razão que o livro aborda é a razão que mostra quais são os objetivos da educação e, então, que conecta se as regras da pedagogia podem ser apoiadas ou não.

Com base no livro, o que é pedagogia, pode concluir que o cada professor possui uma maneira subjetiva de interpretar e utilizar a filosofia da educação em meios pedagógicos com uso da didática para obtenção da educação e da aprendizagem. Um professor pode não conseguir organizar sua filosofia, mas pode muito bem saber implantar sua didática ou visse e versa. Acredito que cada professor é um individuo subjetivo e que é possuidor de técnicas subjetivas para aprendizagem de seus alunos e que isto deve ser levado em consideração independentemente das teorias postas pela pedagogia, respeitando-as, porém adequando as necessidades de cada aluno ou professor, formando sujeitos competentes para vida e qualificando-os ao mercado de trabalho; utilizando a escola não só como meio de formação, mas como um espaço de implementação de “técnicas educativas” para o meio social e pessoal considerando tanto o professor quanto o aluno.

INDICAÇÃO: Recomendado a todos os professores e alunos ativos e passivos que dispõe dúvidas sobre Pedagogia e Educação como objetos sinônimos, preferencialmente aos acadêmicos do curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia.



Prof. Daniel F. Barros

Um comentário:

  1. Muito obrigada por disponibilizar o conteúdo. Consegui compreender melhor a ideia de Ghiraldelli.

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