domingo, 30 de agosto de 2009

Importância da historia da educação brasileira


Durante muito tempo o Brasil tentou mostrar ao mundo um status ideológico de desenvolvimento, mas a verdade é que Brasil ainda possui um déficit enorme em meios de seu desenvolvimento, principalmente ao que diz respeito à educação brasileira.

O objetivo da história é iluminar o passado para entender o presente e construir o futuro. Uma sociedade impossibilitada de estudar e analisar sua história, não consegue entender a si própria. E, nesse caso, não está apta a construir o futuro de forma estruturada. Uma visão que não leva em conta as lições do passado conduz a soluções igualmente imediatistas. Nossos problemas têm raízes profundas, que às vezes remontam a trezentos ou quatrocentos anos atrás. Isso não significa que o Brasil esteja eternamente condenado à corrupção ou a repetir os vícios do passado. Qualquer país pode evoluir e melhorar contanto que antes este procure entender a origem de seus presentes problemas. Nesse quadro, investir em educação é absolutamente fundamental. Só uma sociedade instruída e bem educada consegue entender a própria história – com seus defeitos e suas virtudes.

A sociedade brasileira tende atentar para estas observações, pois é através de um estudo baseado na historia de um determinado fenômeno, onde esta encontrará respostas e soluções para muitos problemas que hoje são enfrentados. Por isso é tão importante entender a historia e não tão somente a historia, mas sim aquela que aborda o desenvolvimento da educação. A educação de hoje, se administrada com base nas reflexões históricas (acontecimentos – desenvolvimento – marcos – datas – governos – independência, etc.) resultará em um futuro promissor e em um desenvolvimento muito mais validado – sustentável e não tão ideológico.


Prof. Daniel F. Barros

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