quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DIFERENÇA ENTRE VERIFICAR E AVALIAR? PEDAGOGIAS MAIS ADEQUADAS PARA CADA UMA (AVALIAÇÃO/VERIFICAÇÃO)?


O ato de verificar é pontual, não inclui processo, geralmente tem hora e data marcada no calendário, consiste basicamente em um processo seletivo e classificatório onde a aprendizagem do aluno é submetida a testes e provas que verificam se o aluno “gravou” ou não tudo aquilo que o professor expôs em aula.
Muito diferente do que acontece na verificação, a avaliação escolar, por sua vez, consiste em analisar o processo progressivo e formativo da aprendizagem do aluno, tendo como objetivo perceber tudo aquilo que o aluno aprendeu ou deixou de aprender. A avaliação não pode ser vista como uma ação pontual e determinada que ocorra somente quando um aluno faz um teste, mas sim como algo que progressivo e complexo que não possua uma data ou hora para acontecer. Avaliar, em poucas palavras, seria identificar quais reforços são necessários para que o educando recupere o que não aprendeu em determinado período, procurando gerar a autonomia do aluno em construir ou buscar o próprio conhecimento, jamais podendo implicar em um simples processo classificatório de aprovação ou reprovação, mas sim um processo de busca de resultados.
As pedagogias mais adequadas para atender ao processo de verificação seriam a pedagogias tradicionalista, tecnicista e escolanovista, pois essas 03 são sistematizadas e possuem uma ação que congela as formas de aquisição de conhecimento resumindo tudo a metas e objetivos.
Tomando como referencia a avaliação escolar, acredito que as pedagogias mais adequadas para essa ação seriam a progressista e a formativa.

EM QUE CONSISTE A AVALIAÇÃO FORMATIVA, QUAIS SUAS CARACTERISTICAS E QUAIS INSTRUMENTOS DEVEM SER UTILIZADOS PARA ESSE TIPO DE AVALIAÇÃO?
A avaliação formativa não tem como objetivo classificar ou selecionar. Fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender.
O que caracteriza basicamente a avaliação formativa é que esse tipo de avaliação será uma pratica continua e integrada ao fazer diario do professor em sala de aula, sendo uma ação global que leve em conta toda analise do desenvolvimento formativo do aluno em suas inumeras capacidades: motora, cognitiva, relações interpessoais, etc.
            Em meu entendimento a avaliação formativa não possui instrumentos padronizados para execussão de sua prática, mas se tiver de apontar algum instrumento, acredito que os mais válidos seriam a intuição e a observação da realidade do aluno para que se possa melhor promover a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário