quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PRIMEIROS SOCORROS COMO DISCIPLINA DO ENSINO BÁSICO REGULAR


PRIMEIROS SOCORROS COMO DISCIPLINA DO ENSINO BÁSICO REGULAR


Atualmente quando se discute sobre educação nas séries iniciais tem-se o pedagogo como sendo o principal responsável pelo processo de formação educacional inicial nas escolas regulares. É salvo dizer que o curso de pedagogia forma profissionais habilitados para o desenvolvimento de trabalho pedagógico em todas as séries do ensino básico, porém o campo de atuação do pedagogo não se limita somente a ambiente escolar. Hoje vem surgindo um novo olhar ao ver o Pedagogo, não somente como o educador escolar, mas também como mediador dos processos educacionais como todo.
O campo de atuação da pedagogia é muito mais amplo do que o senso comum pode imaginar, pois o pedagogo trabalha em todo e qualquer lugar que haja algum ambiente de interação e formação de pessoas influenciando em opiniões e participando como facilitador na educação e no processo de ensino-aprendizagem. Inúmeras são as áreas de operação que esse profissional está inserido no mercado de trabalho, algumas dessas áreas como Educação Especial – onde este profissional atua executando trabalhos com alunos portadores de necessidades especiais; têm-se também a Pedagogia Empresarial – onde este profissional realiza a promoção de treinamentos, eventos, reuniões, desenvolvimento de projetos de capacitação profissional, elaboração de materiais didáticos, festas educacionais, feiras, exposições, excursões, ensino continuado dentro das empresas e indústrias; assim como também e em grande destaque nesse trabalho a Pedagogia Hospitalar – onde o pedagogo é capacitado para atuar como mediador sobre questões educacionais, emocionais tendo noções sobre enfermidades que supostamente são mais frequentes na realidade de cada hospital, para atuar dentro do campo hospitalar, promovendo uma educação continuada fora da escola.
O papel do Pedagogo é adaptar as necessidades do corpo discente ao ambiente que este educando está inserido, encontrando metodologias adequadas para que o aluno melhor desenvolva e amplie seus conhecimentos na jornada escolar, seja dentro ou fora de uma instituição ensino.
Apresentando ênfase a Pedagogia Hospitalar, de caráter humanístico, essa abordagem visa à obtenção de aprendizagem para pessoas hospitalizadas através do lúdico, fazendo com que o paciente (crianças e adolescentes) não desanime no seu desenvolvimento educacional.
Objetiva também manter os pacientes em conexão com a sociedade, não os deixando perder a qualidade de cidadãos críticos, e que pertencem a um determinado contexto sócio-histórico. Esse trabalho de humanização e socialização resulta em uma recuperação eficaz do paciente, paralela ao seu desenvolvimento cognitivo, fazendo-o também acreditar que suas pontecialidades físicas e intelectuais é que serão suas bases para continuar desenvolvendo seu papel social.
A saúde é um conceito positivo, um recurso quotidiano que implica “um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença e/ou enfermidade (Organização Mundial de Saúde - OMS, 1993). Dentro desta perspectiva, a Educação para a Saúde deve ter como finalidade a preservação da saúde individual e coletiva.
Em contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao tal bem-estar físico, social e mental.
A ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisão. Daí, a importância da abordagem da Educação para a Saúde em meio escolar. A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. Diante disso vemos a fundamental importância dos conhecimentos emergenciais para vida de todo e qualquer sujeito, pois através desta cognição todas as pessoas saberão agir em situações que possam apresentar perigo iminente a vida de um cidadão.



Escrito por: Daniel F. Barros
Em 21/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário